Tutoriais Emulador

O que é um Emulador, e pra que serve?


Em computação, um emulador é um software criado para essencialmente transcrever instruções de um processador alvo para o processador no qual ele está rodando. O emulador também é responsável pela simulação dos circuitos integrados ou chips do sistema de hardware em um software.


Fonte: Wikipédia

O que são Emuladores de vídeogame ?


Esse tutorial não tem como intuito contar a história dos emuladores e muito menos ensinar como utilizar um emulador específico: ele abordará a questão do que vem a ser um emulador de videogame e o que são os roms. Esse tutorial é destinado a pessoas iniciantes que desconhecem o uso desses programas mas gostariam de saber para que servem e onde encontrar mais informações e arquivos sobre o assunto :) ...

1 - O que é um emulador.

Um emulador é um programa que reproduz as capacidades de uma máquina que já existe, como por exemplo calculadoras, relógios e videogames entre outros. Isso significa que você pode utilizar seu computador como qualquer uma dessas máquinas citadas acima desde que você tenha um programa que simule as funcionalidades do aparelho desejado e suas configurações mínimas.

Fazendo o download do programa correto você pode, por exemplo, transformar o seu computador pessoal em um Nintendo 64 ou ainda, em um dos primeiros videogames da história moderna como o Atari.

Leve em conta que emular um aparelho que foi construído somente com uma função (um videogame, por exemplo) em outro que não foi projetado para isso (PC) pode acarretar alguns problemas de funcionamento na emulação (isso significa que alguns jogos podem não funcionar perfeitamente ou ainda que os gráficos ou o som em algum deles apresentem problemas). Isso acontece porque os emuladores tentam fazer seu PC funcionar como uma outra coisa - e isso exige bastante dele. Outro fator que contribui para alguns errinhos é que nenhum emulador é 100% perfeito: os emuladores em geral estão sempre recebendo atualizações para arrumar bugs detectados nas versões anteriores.

Máquina vs. Emulador
Um computador que roda um emulador de Atari pode simplesmente não agüentar um emulador de Nintendo 64 (N64). A Razão é simples: o Atari tinha menos de 8 bits e emular um sistema simples assim (para os dias de hoje) é de certa forma fácil se comparado a emular um Nintendo 64 que utiliza tecnologia de 64 bits e uma plataforma gráfica muito mais complexa. Logo, uma máquina mais poderosa é necessária pra rodar jogos de N64. Não adianta você tentar rodar um emulador de playstation em um Pentium 166 com 4 mega de memória de vídeo e esperar ótimos resultados ...

Emular videogames mais poderosos (mais bits) pedem computadores e placas de vídeo mais poderosas para serem emulados de forma correta. Jogos 3D logicamente precisam de placas 3D no seu PC para funcionarem bem.

>> Exemplo da diferença de complexidade gráfica de um Atari para um N64


Nota: Existem vários emuladores: uns preferem o emulador A outros o B. Uns rodam em DOS outros em ambiente Windows. Para escolher o melhor pra você a dica é simples: teste alguns deles e escolha o seu preferido.

2 - O que são Roms

Roms são os jogos, o software dos emuladores. Nada mais são que o conteúdo dos cartuchos que você tinha ou tem de Gameboy, Master System e de qualquer outro sistema em forma de arquivo (especificamente são imagens dos cartuchos).


Hoje em dia é possível achar centenas de roms para todos os sistemas (fora os sistemas mais atuais que serão abordados adiante pois são um caso especial) espalhados pela Internet. Existem inclusive roms de jogos de arcade ("fliperama") para você fazer download e jogar no seu PC.

Vale lembrar que quanto mais recente o jogo, maior o seu tamanho devido à sua complexidade gráfica. Um rom de Atari tem menos de 1 Mb (e muitas vezes menos de 100kb dependendo o título) - entretanto um jogo de Nintendo 64 tem no mínimo 7 Mb. Pra se ter idéia, jogos clássicos como os Zeldas chegam a ter mais de 30 Mb.

Estamos usando Atari e Nintendo 64 como parâmetro pois eles representam dois extremos na emulação: o Atari é um sistema menos complexo e de jogos leves e simples graficamente e o N64 um sistema complexo de roms enormes e de qualidade gráfica excelente.

3 - Mas eu posso mesmo baixar qualquer Rom? Isso não seria pirataria?

Sim e Não. Legalmente você pode baixar qualquer rom de qualquer sistema mas você não pode manter os roms no seu computador por mais de 24 horas se você não possuir o cartucho/cd original ! Isso é como dar sorvete a uma criança e depois tirar dela, não é mesmo? :( ... Os roms só são permitidos como backup do jogo original, ou seja, se você possuir o jogo original e tiver o arquivo do jogo no PC para que se caso aconteça algo com o jogo você tenha como recuperá-lo através do backup.

Muitas pessoas (e alguns grupos na Internet) já lutam pela liberdade de uso de roms de jogos mais antigos nos PCs e para que estes casos sejam descaracterizados como pirataria - afinal é quase impossível você achar para comprar hoje em dia uma cópia legal do Decatlon para Atari. Essa é uma luta que ainda está no começo mas que ganha adeptos no mundo todo pois segue uma linha de raciocínio lógica e coerente: "Como posso comprar o jogo se ele não existe mais no mercado!?".

É também uma luta para que os games clássicos e antigos não sumam. Vamos esperar e ver aonde isso vai dar e torcer pra que esse projeto seja levado adiante - mas até o momento infelizmente é ilegal manter roms no seu computador se você não possuir o cartucho original do mesmo. Essa é a Lei.

4 - Emuladores de Playstation 2, Gamecube e X-BOX existem?


Não - pelo menos por enquanto - que funcione de verdade com jogos comerciais. Mas quem sabe um dia teremos mesmo emuladores desses videogames ? Para isso seria necessário computadores e placas de vídeo poderosos para conseguirem emular os jogos desses sistemas com perfeição. Atualmente diversos grupos tentam desenvolver emuladores desses sistemas e alguns dizem estar perto do sucesso como o deste link.

Com certeza emuladores para esses sistemas são muito procurados em programas de troca de arquivos como o KaZaA - e tal procura levou alguns "espertalhões" a colocarem vírus e trojans na Web disfarçados de emuladores desses sistemas. Tome muito cuidado para não ser mais uma vítima dessas pessoas. Quando um emulador desses for realmente lançado, os sites sobre emulação com certeza serão os primeiros a divulgar tal fato e disponibilizar o arquivo para download: acompanhe as notícias desses sites para não ter uma grande dor de cabeça com relação a vírus e invasões!

5 - É possível jogar os jogos emulados com um joystick e não com o teclado?

Sim, a maioria dos emuladores mais recentes trazem suporte para que você jogue os games emulados via Joystick (controle). Existem diversos modelos de joysticks que podem ser conectados a entrada USB ou a entrada paralela do seu PC que funcionam com a maioria dos emuladores disponíveis: os mais comuns são os controles de Playstation adaptados para PC como o da foto abaixo, que você encontra em leilões na Internet ou em casas especializadas.

Fonte: Baboo


Como instalar e jogar pelo emulador?

Primeiro você deve fazer o download do emulador, e posteriormente das ROMS, basta descompactar e executar o arquivo do emulador e fazer o mesmo com o jogo, abrirá uma tela e você deverá selecionar a ROM no lugar em que descompatou, carregar e jogar!

_