Principais funções do WinZip


1. Quando instalar o WinZip, você também poderá instalar dois extras vindos diretamente do Google: a barra de ferramentas da empresa para o Internet Explorer (Google Toolbar for Internet Explorer) e o software de busca local (Google Desktop Search). Marque alguma das aplicações, caso deseje instalá-las, e Continue a instalação do WinZip.

2. Você também poderá ativar acessos especiais para o aplicativo, como a inserção de opções no menu de contexto, aquele aberto normalmente com o botão direito do mouse (Explorer Shell Extension), o Quick Pick, que fica na bandeja do sistema servindo como atalho para o próprio software (Include Quick Pick in the taskbar tray) e atalhos do WinZip no menu iniciar e na área de trabalho (respectivamente, Include WinZip in the Start Menu e Include WinZip on the desktop).

3. Ainda durante a instalação, você pode escolher entre duas interfaces do WinZip: a clássica (Start with WinZip Classic) e o assistente (Start with WinZip Wizard). Vamos usar a interface clássica, que dá acesso a todas as funcionalidades do software.

4. Toda vez que o WinZip for iniciado durante os 45 dias de teste, esta janela aparecerá. Você deve clicar em Use Evaluation Version para continuar usando o software. Nesta janela, você também insere os dados de compra do aplicativo.

5. Esta é a janela principal do WinZip, com as funcionalidades mais utilizadas na barra de ferramentas e o conteúdo do arquivo aberto exibido na parte inferior. Para criar um novo arquivo, basta clicar no botão New na barra de ferramentas.

6. Após escolher o nome e o local onde o arquivo compactado será criado, chegou a hora de escolher o que, afinal, será compactado (esta janela também é usada na adição de arquivos num ZIP já criado - botão Add... da barra de ferramentas). Você deve selecionar os arquivos que serão compactados, definir como o arquivo ZIP será dividido, caso seja necessário (Split Zip file) e escolher o método de compressão (Change Compression...). Lembre-se que apenas a compressão padrão do WinZip permite que os arquivos criados sejam abertos até mesmo no próprio Windows.

7. Para extrair arquivos, você pode usar o recurso de 'arraste-e-solte' do mouse ou o botão Extract da barra de ferramentas.

8. Na tela de extração, você define onde e quais arquivos serão extraídos (Files) - por exemplo, se você clicar no botão Extract na barra de ferramentas com arquivos selecionados, a opção Selected files/folders permite que apenas estes sejam extraídos.

9. Em termos de segurança, o botão Encrypt na barra de ferramentas permite adicionar senhas nos arquivos, protegendo-os com diferentes tecnologias (você escolhe a forma de proteção em Encryption method). Lembre-se que os arquivos não poderão mais ser acessados se a senha de proteção for esquecida.



Créditos: Baboo

_