Principais funções do Winrar


1. A instalação é bem simples e composta de apenas duas janelas - sendo que a primeira de cada já apresenta o botão de Instalação. A imagem abaixo mostra a segunda janela, que apresenta algumas configurações iniciais do WinRAR. Em Associar o WinRAR com, você escolherá quais formatos serão abertos com o utilitário - lembre-se que o software cria arquivos nos formatos RAR e ZIP, mas consegue extrair arquivos de outros formatos. Já em Interface, você poderá escolher onde os atalhos do WinRAR serão criados, e em Integração ao Menu de Contexto, você poderá adicionar um submenu do próprio WinRAR no menu de contexto do Windows Explorer - aquele aberto normalmente com o botão direito do mouse.

1.1. Caso você queira utilizar o menu de contexto do WinRAR, o botão Itens do Menu de Contexto permitirá escolher exatamente quais opções farão parte do mesmo.

2. Esta é a janela principal do WinRAR, apresentando um 'mini navegador' na parte inferior. Este espaço também exibe o conteúdo de arquivos compactados compatíveis quando estão abertos. Para criar um arquivo compactado, use o 'navegador' para selecionar quais arquivos e/ou pastas estarão presentes e clicar no botão Adicionar da barra de ferramentas.

2.1. Embora o WinRAR apresente várias guias com opções para a criação do arquivo compactado, na maioria dos casos a guia Geral apresenta configurações suficientes para tal. Aqui você definirá o local (Procurar) onde o arquivo será criado e seu nome (Nome do Arquivo), o formato que será usado (Formato do Arquivo), o Método de compressão usado (disponível apenas no formato RAR - quanto maior a compressão, mais demorada a criação do arquivo será), o Tamanho do volume que receberá o arquivo (se o arquivo passar do limite, ele se dividirá no número de partes necessárias) e várias Opções de compressão que adicionam mais confiabilidade à criação do arquivo - aumentando o tempo na criação do mesmo, claro. Uma opção recomendada é Criar Arquivo Sólido, que melhora a compactação do arquivo, mas proíbe a adição de outros arquivos quando a compactação for encerrada.

2.2. Durante o processo, você poderá colocar a compactação para Segundo Plano (consumindo menos recursos do sistema), Pausar o próprio processo e mudar o Método usado no procedimento (disponível apenas para RAR).

3. Já para extrair arquivos, basta selecionar o arquivo compactado e clicar no botão Extrair Para da barra de ferramentas do WinRAR.

3.1. Na extração, você deve decidir onde os arquivos serão extraídos (Caminho de Destino), como os arquivos serão atualizados, caso seja necessário fazer atualizações de arquivos (Método de Atualização) e como os arquivos serão substituídos, caso será necessário (Método de Substituição).

4. Em relação aos arquivos, você também poderá Converter Arquivos entre formatos compatíveis com o WinRAR, tentar Recuperar Arquivos quando o arquivo compactado está corrompido e Converter o Arquivo para SFX, criando arquivos compactos com extração automática, também conhecidos como arquivos SFX.

4.1. Na guia SFX e escolha um dos módulos SFX disponíveis. Se a escolha for Default.SFX (SFX gráfico), você pode configurar as Opções Avançadas do SFX....

4.2. Na guia Geral, você define a pasta onde o arquivo SFX vai extrair os arquivos (Caminho para Extração) e quais comandos serão executados após (Executar após a extração) e antes (Executar antes da extração) do processo de extração.

4.3. Já na guia Avançado, você pode ativar a Exclusão de arquivos específicos na pasta será alvo do SFX e adicionar Atalhos que apontam para arquivos descompactados na pasta de destino.

Créditos: Baboo

_